Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog de Moda e Estilo

Blog sobre Moda, Beleza e Estilo.

Blog de Moda e Estilo

Blog sobre Moda, Beleza e Estilo.

5 Passos para Limpar e Organizar o Guarda-Roupa

 

 

closet-modelos.jpg

 

Guarda-Roupa – 5 Passos para Limpar e Organizar

 

Quando já não sabemos onde guardar tanta roupa que se acumula por todos os cantos do quarto, porque o guarda-roupa tornou-se pequeno demais, chega o verdadeiro desafio todas as manhãs: Como encontrar, no meio de tanta roupa, peças práticas, confortáveis e elegantes que possam deixar-nos bem vestidas e acompanhar-nos durante um dia inteiro que pode passar por vários cenários de trabalho, família, amigos, lazer e de tarefas domésticas?

 

É aqui que geralmente olhamos para aquela pilha de roupa, que por ser muita, está muito mal organizada, e nunca encontramos um look que “encha os nossos olhos e medidas”.

 

Sei que por vezes apetece deitar tudo no lixo ou queimar e comprar um novo guarda-roupa, mas desta vez com peças minimalistas e que tenhamos a certeza que as vamos usar todas.

 

Mas, aí entra aquele sentimento que não querer se desfazer do vestido que lembra o primeiro encontro, do casaco tricotado pela avó, da saia oferecida pela mão, dos sapatos que custaram uma fortuna….

 

Ok…não precisa queimar a roupa, nem gastar todo o saldo do cartão de crédito para um novo closet!!!

 

E que tal organizar o guarda-roupa?

 

Mas saber como organizar o guarda-roupa nem sempre se revela uma tarefa fácil, especialmente no caso dos armários femininos e cheios de roupas, que na maior parte das vezes, nem usamos metade.

 

Não tenha pena de se desfazer das suas coisas, não se agarre ao passado!

 

Para ter um guarda-roupa funcional, tem de criar um que seja minimalista, tal como os expositores que vê nas lojas de moda feminina: fácil de ver, de escolher, de montar os looks e com uma excelente apresentação.

 

Daqueles guarda-roupa que se abre e que já sabemos à primeira que roupa usar…..porque todas as peças que lá estão dão vontade de usar.

 

Vamos então aos 5 passos para organizar o guarda-roupa (inspirado em Maria Guedes “Tanta Roupa e nada para Vestir”:

 

Passo 1 – Esvaziar o guarda-roupa

É isso mesmo, deitar tudo para fora do guarda-roupa. Tenha ao pé de si sacos pretos, caixas para guardar roupa, sacos para malas e sapatos e um pano para limpar o guarda-roupa por dentro.

 

Passo 2 – Categorizar a roupa

Faça grupos de roupa seguindo alguns critérios:

  • Roupa que está larga.
  • Roupa que está apertada.
  • Roupa que só usa 1 ou 2 vezes por ano.
  • Roupa que precisa de arranjos ou está manchada.
  • Roupa que já não se usa, porque está fora de moda.
  • Roupa que não gosta da forma como lhe assenta.
  • Roupa com cores ou formato  que não dá para combinar com nada.

Faça também, mas separado, num canto da cama, o grupo da roupa que adora muito, que não pode viver sem ela, e que jamais, em momento algum, ficaria sem ela.

Mas seja crítica, escolha só mesmo as peças sem as quais não se consegue imaginar, que são a sua cara, que estão em bom estado e que lhe assentam com uma luva.

 

Passo 3 – Deitar fora o que está estraga e não serve

Dê uma olhada criteriosa nos grupos do passo 2, menos o grupo da roupa que adora, e faça um novo grupo: o que está irremediavelmente estragado, não lhe serve, não é a sua cara, só de olhar dá-lhe voltas ao estômago e coloque num saco preto, daqueles de lixo e arrume tudo lá dentro para deitar fora.

As peças que que ainda sobraram dos grupos do passo 2, mesmo as que adora (essas vão entrar no closet), veja bem e avalie com rigor: valerá a pena arranjar ou manter? Só se os materiais forem muito bons e o design ou valor sentimental inigualável.

Entretanto encontrou algumas peças em óptimo estado, que mal usou, quase nova, mas que provavelmente não voltará a usar porque, afinal não lhe assenta bem, não combina com o seu estilo ou porque deixou de gostar. Aproveite e faça uma boa acção e doe a quem realmente precisa.

 

Passo 4 – Guarda o que não usa

Comece por pegar em todas as peças que sobraram dos grupos depois do passo 3, menos  a roupa que adora muito, e coloque, imediatamente, sem olhar e pensar mais nelas, em caixas ou sacos de arrumação e guarde-as na garagem, num armário de arrumações ou noutro sítio que mais tarde queira ir buscar.

Veja bem, não olhe mais para elas, feche bem as caixas e sacos e ….. poderá voltar a olhar para elas numa próxima estação ou reencarnação.

 

Passo 5 – Arrumar no guarda-roupa as peças a manter – com método

O que sobrou são as peças do grupo que adora muito e que não pode viver sem elas, que lhe assentam muito bem e que melhor reflectem o seu estilo e o seu gosto.

Mas antes de as colocar dentro do closet, dê uma última olhada crítica, e veja se realmente gosta, se combinam com o seu dia-a-dia, se são o seu estilo, se as cores combinam-se entre si.

Deverá ter ficado com poucas peças de roupa, algumas bem básicas como jeans, casacos, vestidos, saias ou casacos que lhe assentam bem.

Coloque tudo novamente dentro do guarda-roupa procurando sempre uma organização minimalista e de fácil utilização.

 

Ficou com o guarda-roupa pela metade????

 

Era essa a proposta!!!

 

Se depois desta limpeza  achar que ficou com pouca roupa, compre somente peças básicas e essenciais.

 

E não se esqueça:

 

             Crie um guarda-roupa simples e funcional, só com o essencial!

 

 

DECORAÇÃO-CASA-NOVA-2.jpg

 

 

Um abraço

Luísa de Sousa

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.